FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA (FAP) NA III SEMANA MULTICULTURAL DO IFMA – CAMPUS COELHO NETO

    Realizou-se nos dias 05, 06 e 07/07 no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Coelho, a III SEMANA MULTICULTURAL-EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.

    O evento teve como objetivo a divulgação das atividades de pesquisa, extensão e cultura realizadas por estudantes do Ensino Médio, Graduação e Pós Graduação (Lato sensu e stricto senso), das diversas instituições de ensino, bem como de Professores­­­­­­/as pesquisadores/as e da comunidade em geral, de modo a fomentar a pesquisa, a extensão e a cultura no Estado do Maranhão, sobretudo na Cidade de Coelho Neto.

   A participação da IES deu-se de maneira efetiva através da apresentação de um relato de experiência intitulado “Arte, cultura e identidade para a diversidade étnico-racial” (Francisca Jacira Freire de Sousa Bastos – Docente da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP)- Licenciada em História, Especialista em Ciências Humanas, Mestra em Desenvolvimento Humano).

    Após submissão e seleção, o trabalho se adequou ao EIXO 1 – História e Cultura Afro-brasileira.

A História e Cultura Afro no Brasil tem conquistado, no ensino oficial, um lugar de destaque, o que se deve também à criação da Lei nº 10.639 de Janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira no Currículo oficial das redes de ensino. Tal Lei tem como objetivo maior proporcionar um diálogo sobre o ensino da História da África e da Cultura Negra. Além de leis, os governos investem em políticas de afirmações da identidade negra. Dessa forma, consideramos salutar estabelecer um espaço de diálogo e de troca de experiências de pesquisas e ações extensionistas que englobam as temáticas: Afrodescendência, mulheres negras e violência, políticas de afirmações sociais voltadas para os povos negros no Brasil.

    A participação da FAP na III Semana Multicultural – Educação e Diversidade, é mais uma mostra dos trabalhos que são desenvolvidos em nossa instituição.

    Na manhã do dia 07/07, realizou a exposição dos trabalhos científicos, distribuídos em seis salas de acordo com os Eixos. Na sala cinco fiz minha apresentação, bem como outros dez pesquisadores. Quero ressaltar aqui da alegria que senti ao ser recepcionada pela Pedagoga do IFMA – Campus Coelho Neto,Antônia Gonçalves dos Santos, egressa da FAP e parabenizar toda a equipe de organização deste evento.