CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PERFIL PROFISSIONAL

 

                   O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, no processo pedagógico de formação de seus profissionais, deverá desenvolver um conjunto de competências e garantir o domínio de conteúdos que se articulam para a formação de um determinado perfil do egresso. São as competências desenvolvidas com base em determinados conteúdos que vão configurar o perfil do profissional desejado, garantindo a identidade da categoria profissional.

                    Sua atuação consiste na capacidade de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, exercendo com ética as atribuições e prerrogativas previstas pela legislação vigente. Para tanto, deve utilizar raciocínio lógico para análise e solução de problemas, a elaboração de relatórios empresariais de natureza econômico-financeira; para assimilar novas informações e tecnologias, e apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade no trato de situações diversas, presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação. 

                    A sociedade atual exige um profissional consciente de suas responsabilidades, visando à obtenção de conhecimentos fundamentais para um trabalho coletivo e articulado com diversas áreas do saber e, com outros profissionais, evidenciando o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinar, adequado às mudanças e exigências da ciência e da tecnologia.

                    Nesse sentido, para a consolidação desse perfil do Contador, o curso pretende formar os seus profissionais, qualificados e com ética profissional para o mundo do trabalho com vistas à melhoria dos processos de captação de dados, geração e disseminação de informações contábeis.