Buscar

FAP Celebra o Dia Internacional da Mulher: ela é, ela faz!


Ontem, 08 de março, a Faculdade do Baixo Parnaíba celebrou o Dia Internacional da Mulher, homenageando alunas, professoras e funcionárias que compõem a equipe FAP, com a entrega de brindes e doces. Houve também uma exposição com a história de mulheres inspiradoras em cada área profissional dos cursos que a Instituição oferta atualmente.

O Dia Internacional da Mulher ou, como já se popularizou nas redes sociais, o #8M, teve origem no movimento operário, ainda em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres. Mas foi somente em 1975 que a data se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De lá para cá a data é sempre um dia de grandes tributos à força feminina, destacando a importância das mulheres como mães, esposas, filhas e trabalhadoras, peças fundamentais na engrenagem que movimenta mundo e sociedade. É também dia de reflexões sobre os direitos alcançados através das lutas empreendidas por e pelas mulheres. Todavia, é necessário pensar nos tantos mais que ainda precisam ser alcançados, entre estes destacam-se a conquista de salários iguais e maior participação na política.

A FAP como instituição de ensino superior, agrega em suas políticas institucionais ações voltadas para educação e gênero, promoção e defesa dos direitos das mulheres e aproveita a data para conduzir caminhos de reflexão à comunidade acadêmica interna e externa.

À exemplo, durante todo o mês de março, na área de convivência principal, estará à mostra a Exposição “Ela é” que apresenta a história de mulheres das mais diversas áreas, que se destacaram e ainda se destacam dentro de suas profissões, mostrando que o lugar da mulher é onde ela quiser.

Na exposição é possível conhecer um pouco da trajetória profissional da Professora Ma. Nony Braga, Diretora de Ensino da faculdade, que além de ser forte destaque na área da educação, através da FAP, vem contribuindo para que as mulheres da Região do Baixo Parnaíba possam ter acesso ao ensino e a construção de suas profissionalidades.

A FAP é uma instituição de mulheres: fortes, resilientes e aguerridas. Mulheres que acreditam em mulheres. Faça parte dessa história. A FAP é nossa!