Bacharelado em Direito

LOGO CURSO DE DIREITO.png

CONCEITO/MEC

NOTA 4

       O Curso de Graduação em Direito, proposto pela Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), está pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito e na Resolução de nº 0304/2014 – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), de 31 de janeiro de 2014. Constitui-se em um espaço de análise, produção e socialização de conhecimentos jurídicos articulado na interação teoria-prática, que se propõe a formar profissionais operadores do Direito éticos, críticos e comprometidos com os princípios que fundam o Estado de Direito à luz do ensino, da iniciação científica e da extensão universitária, para atuar, com competência técnica e política, na efetivação da justiça social e das questões democráticas sob os preceitos constitucionais vigentes do país.

Tipo de curso: Presencial

Duração: 5 anos / 10 semestres

Carga Horária: 4.140 horas/aula

Mensalidade: R$ 1.316,39

Corpo Docente

       O curso de bacharelado em Direito da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), está pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso (DCNs), na missão e princípios expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico do Institucional (PPI) PPI e Regimento Interno da Instituição. As disciplinas presentes na matriz curricular do curso, compreendem os conhecimentos interdisciplinares que reúnem desde o primeiro semestre conteúdos e metodologias como - análises de documentos e de situações-problema, estudos de caso, jurisprudência, visitas planejadas, júri simulado, estudos individuais e em grupos para estudos de processos jurídicos, tomando por base os estudos teóricos realizados no âmbito dos Eixos de Formação Profissional.

       Além dessas propositivas constante na matriz curricular, vivenciada pelo aluno no percurso formativo dos cinco anos, previstos para a integralização da carga horária do curso, a organização curricular, ainda dispõe do Núcleo de Práticas Jurídicas (NUPJ), espaço para a realização de práticas jurídicas reais, simuladas e Estágio Curricular Supervisionado, a partir do quarto semestre, tendo como interface, os diferentes temas de aprendizado prático dentro e fora de sala de aula. Assim, a prática experiencial possibilitará ao aluno, a experiência de observar e refletir sobre os conteúdos, procedimentos, situações-problema em contextos característicos do cotidiano profissional do operador do Direito.

       Todas as vivências acadêmicas do aluno, está registrada, em relatórios parciais dos alunos e nos diários de classe dos professores. Desse modo, declara-se que o desenvolvimento de ações interdisciplinares no processo de ensino e aprendizagem abrange uma multiplicidade de visões de mundo, compreendendo o processo histórico-dialético de transformação social compatível com a própria razão de ser da academia.