O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

O novo FIES é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

 

Novas modalidades de contratação do Fies

 

• Modalidade Fies I: nessa primeira modalidade o novo Fies irá ofertar vagas a juro zero aos estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos.

 

• Modalidade Fies II: destinado aos estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste custeados com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. As taxas de juros irá variar de acordo com o banco.

 

• Modalidade Fies III: essa modalidade também é para estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, mas é destinada a todas as regiões do Brasil e será custeado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As taxas de juros irá variar de acordo com o banco.

 

Quem pode participar?

 

Os interessados em contratar o financiamento devem ter realizado a prova do Enem a partir de 2010 e obtido uma pontuação mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, além de não ter zerado a redação. O curso da instituição de ensino para qual o candidato pretende obter o financiamento deve ter uma avaliação positiva pelo MEC. Os bolsistas parciais do Prouni também podem solicitar o financiamento.

Como se inscrever no Fies

 

O Fies abre inscrição no início de cada semestre letivo. Para se inscrever é necessário acessar o site do Sistema Informatizado do Fies e realizar quatro etapas que incluem desde o preenchimento dos dados pessoais do estudante, validação das informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) até a contratação do financiamento no banco.


 

SAIBA MAIS:

 

0800 616161 - Central de Atendimento do Ministério da Educação.

http://fies.mec.gov.br/