Núcleos de Práticas

A FAP, considerando a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, vem gradual e sistematicamente investindo em políticas de ensino, pesquisa e extensão. Constituem-se órgãos complementares de apoio as atividades de ensino, acadêmico-científicas e culturais da FAP os Núcleos de Práticas, a saber:

1) NAAC - O Núcleo de Atividades Acadêmicas e Culturais é um órgão dedicado ao fomento e à realização de atividades culturais de relevância acadêmica dentro da Instituição, bem como, à execução de projetos de investigação científica a respeito das manifestações culturais e seus impactos socioeconômicos na região Alto Munim e Baixo Parnaíba.

 

2) NUPSEP - O Núcleo de Práticas Sociais, Econômicas e Políticas é dedicado aos estudos relacionados às práticas socioeconômicas locais, bem como a promover atividades de intervenção na realidade social e econômica da comunidade de Chapadinha. São consideradas Práticas Sociais, Econômicas e Políticas as atividades produtivas de impacto na economia da região, no mercado de trabalho e nas relações sociais envolvidas nessas dinâmicas produtivas.

 

3) NUPES - O Núcleo de Práticas Educativas e Sociais configura-se como espaço de estudos sistemáticos acerca das práticas educativas e sociais envolvendo a investigação sobre fatores dos processos que demarcam o campo educacional. Aborda as temáticas: infância, criança,  adolescente, educação básica, docência, formação de professores, currículo, didática, aprendizagem e desenvolvimento, gestão educacional, organização do trabalho pedagógico.

 

4) NUPJ - O Núcleo de Práticas Jurídicas se constitui um espaço para o Estágio Curricular Supervisionado, como Prática Jurídica, tendo, como interface, os diferentes temas de aprendizado prático dentro e fora de sala de aula. Assim, a prática experiencial possibilitará ao aluno a vivência de conteúdos e procedimentos de observação e de reflexão de situações-problema em contextos característicos do cotidiano profissional do operador do Direito.

 

5) NUPLER - O Núcleo de Leitura Prof.ª Eliane Rego existente desde a fundação da instituição. Surgiu pela constatação de uma realidade local e regional, na qual muitas pessoas sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar o que leem. Essa realidade motivou sua criação. Seu principal objetivo é implantar ações no sentido de incentivar os alunos para que estes possam adquirir hábitos de leitura.

 

Para se inscrever em um dos Núcleos, basta acessar o formulário através do link: https://forms.gle/47Knri7RB5Q3fRY6A