Buscar

Encontro de Professores I Semestre Letivo 2022

Atualizado: 3 de mar.


Nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2022 a Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) realizou o XXII Encontro de Professores, o momento buscou refletir acerca dos processos e procedimentos de ensino e aprendizagem, a fim de incentivar entre os professores práticas pedagógicas estimulantes e problematizadoras que reflitam no perfil do egresso que os cursos de graduação da FAP pretendem formar e vem formando ao longo destes quase 17 anos: profissionais com postura ética, crítica e humanística.

O encontro deste ano trouxe como tema “Da Gestão da Sala de Aula à Gestão da Aprendizagem dos Alunos” com o intuito de discutir e planejar as ações que serão realizadas pelos professores no I Semestre Letivo de 2022. Tais ações visam promover um ambiente de aprendizagem efetivo, em que todos os alunos se sintam seguros e estimulados a aprender.

As professoras mestras Camila Neves e Francinalda Araújo comandaram as oficinas para elaboração dos Planos de Ação e de Ensino dos docentes, partilhando com eles orientações importantes sobre a gestão da aprendizagem dos alunos.

O encontro também foi marcado por rodas de conversa, diálogos e trocas de experiências entre os professores sobre a importância da criatividade e da dinamicidade na gestão da sala de aula e como preservar e promover o bem-estar físico, mental e social dos profissionais da Educação diante dos desafios atuais.

O professor Adelson Cheibel, que faz parte do time de professores da FAP desde 2016 e não perde um encontro docente, destacou durante o evento que “A formação de professores é um momento ímpar no processo da docência. É um instante preparativo de compartilhamento de ideias e trocas de experiência no processo formativo”.

A professora ingressante Katharine Moreira ressalta ainda

“Considero que participar do Encontro Docente da Faculdade do Baixo Parnaíba como professora ingressante da instituição possibilitou uma visão holística da IES, bem como da docência. A troca de experiências, os relatos dos professores que compõem a instituição há um certo tempo, assim como as dinâmicas pensadas e proporcionadas pela organização do encontro viabilizaram um ambiente de aprendizagem, mas, sobretudo de acolhimento para os novos docentes.”

E de fato, para além de trocar experiências, o encontro docente é sempre um espaço de reencontros e construção de afinidades, onde revemos colegas e conhecemos novos, partilhando a alegria de iniciar mais um semestre letivo!


Escrito por: Mariana Muniz. Professora da FAP desde 2017. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) e Membro do Conselho Editorial da Revista FAP Academic Research e do Boletim FAPINFORMA.